Áreas de conhecimento

Anos

Gênero receita e a linguagem audiovisual

O curso conta com um conjunto de 10 aulas para serem aplicadas em sala. A sequência didática, entre vídeos e panelas: o gênero receita e a linguagem audiovisual foi pensada para o trabalho com o 3º ano, a intenção é privilegiar a prática de linguagem: oralidade e a leitura/escuta (compartilhada e autônoma), abordando a compreensão em leitura e a produção de texto oral como objetos de conhecimento do componente curricular de Língua Portuguesa. Os conteúdos trabalhados serão a leitura de textos injuntivos, com destaque para o gênero receita e produção audiovisual do gênero receita.

+ detalhes

Por R$ 75,00

120 dias para assistir

Planos de aula para a Educação Infantil com história de cumulação

Em qualquer idade a literatura é fonte de prazer, imaginação, fruição, entretenimento, criatividade. Na Educação Infantil, além de desenvolver todos esses aspectos, amplia o repertório da criança no mundo letrado. A criança aprende que o livro tem uma história e que toda vez que ele é lido, repete-se aquela mesma história. Aos poucos, vai percebendo os elementos que compõem o livro, os textos, as ilustrações, a capa, as folhas. Vai folheando os livros e lendo as histórias, ainda que de forma não convencional, pois lê as imagens e por meio desta leitura realiza o conto ou reconto da história. Por esse motivo, as crianças costumam se interessar muito pelas histórias cumulativas e de repetição. As histórias cumulativas e repetitivas favorecem a compreensão e memorização do texto pelas crianças, facilitando o reconto. Nesse sentido, o curso conta com uma sequência didática (com 10 aulas) que apresenta práticas com diferentes histórias cumulativas com escritores renomados da literatura infantil. Vale lembrar que, todo o planejamento está organizado e estruturado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) em meio ao campo de experiência: escuta, fala, pensamento e imaginação. *Essa sequência didática apresenta uma sugestão inspirada em crianças de 3 e 4 anos. No entanto é absolutamente possível e necessário transpor as sugestões, aqui apresentadas para crianças de outras idades, garantindo assim a identidade do seu grupo, também prevista e enfatizada pela BNCC.

+ detalhes

Por R$ 97,70

120 dias para assistir

Tecnologias digitais em sala de aula na abordagem do pensamento computacional - usando o CODE.ORG

No mundo inteiro as escolas estão percebendo a necessidade de introduzir elementos de computação em suas práticas. Neste curso mostraremos como trabalhar de forma simples e divertida elementos de Pensamento Computacional e Ciências da Computação com alunos usando a plataforma CODE.ORG. São atividades que podem ser aplicadas para alunos da educação infantil ao ensino médio e muitas delas não necessitam do uso de computadores.

+ detalhes

Por R$ 64,97

120 dias para assistir

Grandezas e medidas: estimativas e capacidades

O ensino da matemática na escola deve garantir que o aluno desenvolva a capacidade de recorrer aos seus conhecimentos matemáticos para a compreensão e atuação no mundo no qual ele vive. É nesse sentido que o curso: grandezas e medidas: estimativas e capacidades foi desenvolvido, ou seja, a intenção é apresentar uma sequência didática com 10 aulas que oriente como levar o aluno a entender as medidas e estimativas de eventos e grandes acontecimentos ao seu entorno. Tudo isso de uma forma lúdica e prática. Vale lembrar que essas aulas estão estruturas e organizadas a partir da Base nacional comum curricular, 2018. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 4o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 62,97

120 dias para assistir

Gêneros textuais

A proposta de trabalho na escola, com o componente da língua portuguesa assume uma centralidade no texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses (BNCC, 2018). É nesse sentido que o curso: gêneros textuais apresenta uma sequência didática com 10 aulas, todas organizadas e estruturadas a partir da Base nacional comum curricular. Nessa sequência, conteúdos como: o conto, verbete de dicionário, texto informativo, dentre outros, são apresentados de uma forma rica e significativa para os alunos. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 4o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 78,97

120 dias para assistir

Matéria e energia: misturas e conhecimento

Ao propiciar o ensino de ciências na escola, é relevante levar as crianças a aprenderem a respeito de si mesmas, da diversidade e dos processos de evolução e manutenção da vida, do mundo material – com os seus recursos naturais, suas transformações e fontes de energia –, do nosso planeta no Sistema Solar e no Universo e da aplicação dos conhecimentos científicos nas várias esferas da vida humana. Essas aprendizagens, entre outras, possibilitam que os alunos compreendam, expliquem e intervenham no mundo em que vivem (BNCC, 2018). Nesse sentido, esse curso: matéria e energia: misturas e conhecimento, apresenta para os alunos as misturas cotidianas que vivemos em nosso cotidiano e mostra que a ciência está bem mais próxima de nós do que imaginamos. Esse curso apresenta uma sequência didática, organizada em 10 aula aplicáveis em sala de aula, sendo ela, toda organizada e estruturada mediante a Base Nacional Comum Curricular. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 4o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 69,87

120 dias para assistir

Construção de diálogos em inglês: escola e entorno

Aprender a língua inglesa propicia a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais, locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez mais difusas e contraditórias (BNCC, 2018). Portanto, nesse curso: "Construção de diálogos em inglês: escola e entorno." tem o objetivo de apresentar para as crianças elementos na língua inglesa a partir de conhecimentos concretos para os alunos como elementos da escola e seu entorno. São 5 aulas estruturadas, engajadas e lúdicas, sendo esse último, elemento central para o interesse e aprendizagem da criança. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 1o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 69,97

120 dias para assistir

Circulação de pessoas, produtos e culturas

Todo o conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos. É imprescindível levar os alunos a compreenderem que ele pertence a um momento histórico único, mas que esse sofre inferências de épocas anteriores e que também pode influenciar futuramente. É nesse sentido que o curso: circulação de pessoas, produtos e culturas apresenta uma sequência didática de 10 aulas sendo todas elas estruturadas e organizadas a partir da Base Nacional Comum Curricular. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 4o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 74,97

120 dias para assistir

O ensino religioso na escola

O Ensino Religioso nas escolas tem a intenção de construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às diferenças. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz (BNCC, 2018, p. 435). Nesse sentido, esse curso apresenta uma sequência didática (com 10 aulas) para serem abordadas junto aos alunos em meio a algumas diferentes crenças religiosas e também filosofias de vida com o sentido de refletir com os alunos sobre o respeito em relação as diferentes culturas e religiões. Toda a sequência didática foi estruturada e organizada conforme a BNCC (2018) mediante a área de conhecimento do ensino religioso. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 5o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 74,00

120 dias para assistir

Interesse pela leitura literária - histórias com acumulação

Na escola, a curiosidade pela cultura escrita se amplia, pois ao propiciar contação de histórias, as crianças adentram em um mundo divertido, de fantasia e de uma vivência única, junto aos colegas que só acontecem, nesse formato, no ambiente escolar. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo professor, mediador entre textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Por isso que, esse curso: interesse pela leitura - histórias com acumulação, apresenta propostas práticas para serem aplicadas em sala de aula, de uma forma interativa, empolgante e divertida. Toda a sequência didática foi organizada conforme a estrutura proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 1o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 82,00

120 dias para assistir

Cabeça, ombro, joelho e pé: corpo, movimentos e gestos de nossa cultura!

A linguagem corporal é uma das mais importantes para as crianças. O conhecimento do corpo, de suas possibilidades, potencialidades, limitações, a ampliação de movimentos corporais e a socialização são aspectos importantes que constituem esse campo de experiência. A sequência didática inserida nesse curso, tem por objetivo que as crianças apropriem-se de gestos e movimentos de sua cultura, bem como aprendam sobre as diferentes partes que compõem o seu corpo. Nesse sentido, a sequência didática inserida no curso (planos de aulas) está organizada e estruturada a partir do documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) em meio ao campo de experiência: corpo, gestos e movimentos. *Essa sequência didática foi organizada para crianças de 3 e 4 anos, porém ela pode ser adaptada para todos os anos da Educação Infantil.

+ detalhes

Por R$ 75,00

120 dias para assistir

Pintando o sete: explorar é preciso para os bebês

Para o bebê e a criança pequena tudo é novidade! O imenso patrimônio cultural está aí para ser descoberto. Nas artes não é diferente. Muitas vezes as artes visuais não são valorizadas com os bebês, porque há uma necessidade em nossa sociedade de valorizar o produto final. Mas o processo de criação é o elemento chave, já que o objetivo do trabalho com o desenho para bebês não é que estes figurem, ou seja, que tragam para o papel nos seus desenhos a representação do real, objetos como casa, árvore, sol, pessoas... O objetivo é que descubram que podem fazer marcas e, que para fazer marcas, existem determinados materiais que utilizamos. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta o campo de experiência: traços, sons, cores e formas onde os bebês e as crianças podem viver "experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos (BNCC, 2018, p. 39)". Portanto, nesse curso você terá acesso a discussões e uma sequência didática (com planos de aulas ) exclusiva que oportunizará experiências sensoriais com diferentes riscantes e suportes, tudo organizado e estruturado a partir da BNCC (2018) e no campo de experiência: traços, sons, cores e formas. *Essa sequência didática foi organizada para os bebês e crianças bem pequenas 2 e 3 anos, porém ela pode ser adaptada para todos os anos da Educação Infantil.

+ detalhes

Por R$ 75,00

120 dias para assistir

A dona aranha subiu pela parede: explorar e investigar gestos e movimentos corporais com os bebês

A Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta como, campo de experiência o: corpo, gestos e movimentos. Esse campo é essencial no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e principalmente na creche, junto aos bebês, pois, a primeira linguagem do bebê é a linguagem corporal. Ainda antes de balbuciar ou falar, o bebê expressa suas emoções por meio de diferentes gestos como sorrisos, choros, caretas, risadas, gritinhos, demonstrando bem-estar e satisfação, como também desconforto e dor. O que nos primeiros meses de vida era somente reação a um estímulo, um reflexo, passa a tornar-se uma ação voluntária do bebê, para expressar o que deseja. Nesse sentido, para que o bebê desenvolva sua linguagem corporal, o ideal é que tenha possibilidades de movimentar-se: rolar, sentar com apoio, sentar sozinho, engatinhar, ficar em pé... O melhor local para este desenvolvimento é o próprio chão. E claro, o incentivo e observação do adulto em todos esses momentos. Portanto, aqui nesse curso, você encontrará uma discussão significativa sobre os bebês e suas experiências por meio do corpo em movimento. Além disso, terá a sua disposição uma sequência didática (com 10 aulas) estruturada e organizadas a partir da BNCC (2018) mediante o campo de experiência: corpo, gestos e movimentos. *Essa sequência didática foi organizada para os bebês de 1 e 2 anos, porém ela pode ser adaptada para todos os anos da Educação Infantil.

+ detalhes

Por R$ 75,00

120 dias para assistir

Descobrindo as grandezas e as medidas pela matemática

É constante respondermos perguntas das criança em relação a medidas: quem é maior, a girafa ou o elefante? Quem é mais pesado, o hipopótamo ou a baleia? Nesse sentido, é fato que as grandezas e as medidas estão em nosso entorno diário. Por isso que, na Base Nacional Comum Curricular (2018) esse conteúdo é abordado por meio de uma unidade temática que deve ser difundida durante toda a educação básica. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a expectativa é que os alunos reconheçam que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número. Além disso, devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, entre outros. (BNCC, 2018). Por isso, que, aqui, nesse curso, você terá uma sequência didática (com planos de aulas) com propostas didáticas para aplicar em sua sala de aula. Toda ela está organizada e estruturada a partir da BNCC (2018) evidenciando práticas a partir da unidade temática: grandezas e medidas. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 2o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 78,00

120 dias para assistir

Brincando com os números

As crianças, desde muito pequenas, são levadas a interagir com números e contas em diversos contextos. "Quantos degraus vamos descer nessa escada?"; "Quantas bolachas você quer?"; divida essas balas com a sua irmã!". Então, na escola não pode ser diferente, as práticas do dia a dia também são recorrentes nesse ambiente. O desenvolvimento do pensamento numérico percorrerá por toda a vida escolar da criança. Para isso é importante desenvolver propostas significativas e com sentido para os alunos. Nesse sentido, esse curso apresenta o suporte necessário para a aplicabilidade desse conhecimento em uma sequência didática (com 10 aulas) organizadas e estruturadas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) em meio a unidade temática: números. *Essa sequência didática foi organizada para alunos do 1o ano, porém ela pode ser adaptada para todos os anos do Ensino Fundamental.

+ detalhes

Por R$ 78,00

120 dias para assistir